As secretárias de alguns médicos devem pensar que são doutoras. Isto, porque perguntam, quase sempre, quando se chega a uma consulta, a razão da sua visita. E o paciente, por delicadeza, tem que responder, diante de todos, às perguntas que lhe fazem, o que se torna muito desagradável! Não há nada pior que uma recepcionista perguntar o motivo da consulta, diante de uma sala de espera cheia de pacientes. Uma vez entrei para uma consulta, aproximei-me da recepcionista, com um ar de pouco simpática.
Bom dia minha senhora! No que a recepcionista respondeu: Bom dia, quais são as suas queixas? Porque veio à consulta? Tenho um problema com o meu pénis, respondi. Como alguns dos presentes riram, a recepcionista alterou-se e disse-me: O senhor não deveria dizer coisas como estas diante das pessoas. Porque não?...a senhora perguntou-me a razão da consulta e eu respondi. A recepcionista disse-me então: Poderia ter sido mais dissimulado e dizer, por exemplo, que teria uma irritação no ouvido e discutir o real problema com o Doutor, já dentro do gabinete médico.
No que eu respondi: E a senhora não deveria fazer perguntas diante de estranhos, se a resposta pode incomodar. Então sorri, saí voltei a entrar: Bom dia, minha senhora! A recepcionista sorriu, meio sem jeito, e perguntou: Sim??? Tenho um problema com o meu ouvido. A recepcionista assentiu e sorriu, vendo que havia seguido o seu conselho e voltou a perguntar-me: E...o que aconteceu com o seu ouvido? Arde quando mija...