sábado, 29 de janeiro de 2011

29 DE JANEIRO AS HISTÓRIAS DESTE DIA.

Descrição:- Neste dia, em 1886, Karl Benz registou a patente do primeiro automóvel movido a gasolina. Em 1945 foi fundado o jornal a Bola. Em 1845, o poema "O Corvo", de Edgar Allan Poe, foi publicado pela primeira vez. Em 2002 George W Bush cunhou a expressão "eixo do mal", para referir os países que patrocinam o terrorismo internacional. Nasceram Anton Chekov, Oprah Winfrey, Michelle Brito e Simon Vucekic. Em 1983, a banda australiana Men at Work conseguiu chegar ao nº. 1 do top inglês com este Down U.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

1580 INVASÃO DE PORTUGAL PELO EXÉRCITO DE FILIPE II DE ESPANHA

Algumas pessoas defendem que seria melhor para os portugueses a anexação de Portugal à Espanha?  Ora vejamos o que se passou a partir de 1580, Portugal e o seu Império ficam sob o domínio de Espanha. Esse domínio durará 60 anos. No dia 1 de Dezembro de 1640, a nobreza, interpretando o sentimento geral, recupera, através de uma revolta, a independência do País. O trono é entregue ao descendente dos reis portugueses, D. João, duque de Bragança.
A partir de 1580, o Império Colonial Espanhol, amplia-se grandemente. Como vês deles passam a fazer parte os territórios portugueses de Além-Mar. Com efeito, em 1580, Portugal perde a sua independência ficando sob o domínio espanhol (1580 a 1640). A Espanha torna-se, assim, a maior potência imperialista da época.
Na segunda metade do séc. XVI a Espanha possui o domínio da rota da prata, precioso metal que vai buscar ao México e ao Peru. Este facto coloca-a numa posição económica altamente privilegiada relativamente aos outros países europeus, em virtude da importância que os metais nobres têm para o comércio.
Senhora de vastos territórios, quer na Europa quer Além-Mar, a Espanha é portanto um país rico e muito poderoso. - O domínio político da Espanha sobre Portugal terá  tido consequências económicas para o nosso país? Sevilha, cidade espanhola. torna-se nesta altura o grande centro de tráfego marítimo, passando Lisboa a ocupar um lugar segundário. Alguns países europeus, também importantes economicamente - Inglaterra, França e Holanda - organizam as suas próprias expedições comerciais aos mercados orientais o ocidentais, procurando diminuir o poderio económico espanhol.
Estes países, sentindo-se fortes, procuram ainda pôr em causa o domínio territorial de Espanha. Atacam mesmo certas regiões do seu vasto Império, conquistando algumas. As vastas possessões coloniais que constituíam o Império Português ressentem-se desta crise política, sendo muitos dos nossos territórios atacados pelos países inimigos de Espanha.
Os nossos navios encontram cada vez mais dificuldades no comércio marítimo, quer no Atlântico, quer no Indico, pois, circulando debaixo da bandeira espanhola, são frequentemente atacados e saqueados pelos navios inimigaos.

Perder a nossa independência, de País soberano, a favor de uma possível anexação à Espanha, para mim essa hipótese está fora de questão. Não seria bom para Portugal, muito menos os portugueses, penso eu?!

CANCIONEIRO DO NIASSA

IMAGENS DO NOSSO CONVÍVIO, EM 08/10/2011.

IMAGENS DO CONVÍVIO REALIZADO DIA 9 DE OUTUBRO DE 2010

free counters