UMA SANTA AULA DE HISTÓRIA
No liceu, numa aula de história, o professor pergunta ao aluno:
- Diga-me, menino Augusto, qual foi o português que, ao longo da sua vida, lidou mais de perto com os santos? O aluno pensa durante alguns momentos, respondendo por fim:-Foi Henrique Galvão, senhor professor!- Ora essa! admirou-se o professor. Então Porquê?
O aluno
- Porque nasceu em Santa Isabel, no dia de Santo Hilário. Foi baptizado no dia de Santa Catarina e frequentou a escola de Santa Filomena. Morava no Campo de San'Ana, deu uma queda em Santa Bárbara e foi socorrido no Hospital da Ordem Terceira de São Francisco. Foi preso e julgado no Tribunal de Santa Clara, pelo juiz Santiago. Esteve internado sob prisão no Hospital de Santa Maria, de onde fugiu no dia de Todos os Santos. Assaltou o paquete Santa Maria , ao qual deu o nome de Santa Liberdade. Passou pela Ilha de Santa Lúcia, a caminho de terras de Santa Cruz, fixou residência em São Paulo, na Rua de Santa Teresinha, onde viveu exilado, por causa de um Santo António que vivia em São Bento e era natural de Santa Comba!!!
Que pena eu tenho de Henrique Galvão, viveu para sofrer e lutar, sempre perseguido, tudo por causa dos Santos!
ResponderEliminarO meu abraço
Não tenhas pena
ResponderEliminarDe Henrique Galvão
Antes, a política condena
Do António de Santa Comba Dão!
E para além doutras coisas também esteve preso em Peniche, aliás num livro que escreveu, que nunca li nem conheço o titulo, falava ele dum Amigo meu que também estava lá preso na mesma altura e que ele ao vê-lo passar numa maca durante uma greve de fome lhe chamou " O Morto Vivo" isto foi-me contado pelo próprio, o meu Amigo Simão, de Cabeção no Alentejo.
ResponderEliminarUm abraço
Virgilio
Boa Noite,
ResponderEliminarPassei para desejar que a semana que inicia seja repleta de amor e grandes realizações.
Beijos
Ani
Ai ai ...
ResponderEliminarQue menino inteligente!
O Augusto lembrou-se de toda a vida do tal homem que eu nem conheço, "teve uma vida santa o gajo, isso sem certeza(?) ... os santos o perseguiam ...Sei não!
Beijinhos*
e muito obrigada pelo comentário saliente Lá no meu Blog*; eu tive q rir safado!
tchauzinho
Boa tarde meu amigo.
Bem legal esta história.Por causa de seu insistente itinerário Santo sempre foi destinado a sofrer.
ResponderEliminarAbração.