sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

1580 INVASÃO DE PORTUGAL PELO EXÉRCITO DE FILIPE II DE ESPANHA

Algumas pessoas defendem que seria melhor para os portugueses a anexação de Portugal à Espanha?  Ora vejamos o que se passou a partir de 1580, Portugal e o seu Império ficam sob o domínio de Espanha. Esse domínio durará 60 anos. No dia 1 de Dezembro de 1640, a nobreza, interpretando o sentimento geral, recupera, através de uma revolta, a independência do País. O trono é entregue ao descendente dos reis portugueses, D. João, duque de Bragança.
A partir de 1580, o Império Colonial Espanhol, amplia-se grandemente. Como vês deles passam a fazer parte os territórios portugueses de Além-Mar. Com efeito, em 1580, Portugal perde a sua independência ficando sob o domínio espanhol (1580 a 1640). A Espanha torna-se, assim, a maior potência imperialista da época.
Na segunda metade do séc. XVI a Espanha possui o domínio da rota da prata, precioso metal que vai buscar ao México e ao Peru. Este facto coloca-a numa posição económica altamente privilegiada relativamente aos outros países europeus, em virtude da importância que os metais nobres têm para o comércio.
Senhora de vastos territórios, quer na Europa quer Além-Mar, a Espanha é portanto um país rico e muito poderoso. - O domínio político da Espanha sobre Portugal terá  tido consequências económicas para o nosso país? Sevilha, cidade espanhola. torna-se nesta altura o grande centro de tráfego marítimo, passando Lisboa a ocupar um lugar segundário. Alguns países europeus, também importantes economicamente - Inglaterra, França e Holanda - organizam as suas próprias expedições comerciais aos mercados orientais o ocidentais, procurando diminuir o poderio económico espanhol.
Estes países, sentindo-se fortes, procuram ainda pôr em causa o domínio territorial de Espanha. Atacam mesmo certas regiões do seu vasto Império, conquistando algumas. As vastas possessões coloniais que constituíam o Império Português ressentem-se desta crise política, sendo muitos dos nossos territórios atacados pelos países inimigos de Espanha.
Os nossos navios encontram cada vez mais dificuldades no comércio marítimo, quer no Atlântico, quer no Indico, pois, circulando debaixo da bandeira espanhola, são frequentemente atacados e saqueados pelos navios inimigaos.

Perder a nossa independência, de País soberano, a favor de uma possível anexação à Espanha, para mim essa hipótese está fora de questão. Não seria bom para Portugal, muito menos os portugueses, penso eu?!

3 comentários:

  1. Ó Amigo Eduardo, tenho dito muitas vezes: que venha a Espanha e tome conta «disto» como eu há muitos, mas isto é apenas uma força de expressão, para lamentar o estado a que o Pais chegou, graças á incompetência e roubalheira que transformaram, este «Jardim á beira mar plantado» pelo que se percebe, os Espanhóis tem sabido gerir melhor o seu Pais, por isso se houve muitas vezes esse desabafo, mas se amanhã essa hipótese se colocasse eu seria dos primeiros a opor-me.
    Um abraço
    Virgilio
    Miranda

    ResponderEliminar
  2. Tambem eu penso que é apenas um desabafo dos Portugueses, quando defendem que seria melhor estarmos sob o dominio Espanhol.
    É bom não esquecermos o velho ditado" De Espanha nem bom vento nem bom casamento"

    ResponderEliminar
  3. É por demais evidente que sentimos a honra de sermos portrugueses.
    Ma s aos espanhóis que de hermanos só nome interessa-lhes e de que maneira contnuarem com esta provincia que eles assim consideram e a mantenham semi-colonizada.
    Se não vejamos:- O mar que deveria ser nosso e como é +possivel que eles tenham cotas superiores às nossas para virem pescar no que é nosso. Como se isso não chegassem no Algarve etc. ainda pescam indevidamente e sem qualquer tipo de respeito segundo as leis vigentes no nosso mar.
    Bem cá buscar o que de qualidade produzimos ao preço que nbem querem, mjá que numa boa parte de casos são importadores lá exportadores aqui e vice-versa, só com a diferença o que exportam para cá é de qualidade duvidosa.
    A águia para os Rios que lá nascem deixam vir a que querem etc. etc.

    ResponderEliminar

CANCIONEIRO DO NIASSA

IMAGENS DO NOSSO CONVÍVIO, EM 08/10/2011.

IMAGENS DO CONVÍVIO REALIZADO DIA 9 DE OUTUBRO DE 2010

free counters