sexta-feira, 18 de junho de 2010

NAVIO PÁTRIA, DE LISBOA A NACALA

 Batalhão de Caçadores 598, a viagem, de combóio rumo ao desconhecido. Era dia 1 de Novembro do ano de 1963,(DIA DE TODOS OS SANTOS). O Navio Pátria chegava ao porto de Nacala-Moçambique.
O Sol brilhava no horizonte, no Céu uma nuvem, muito escura, deslocava-se em nossa direcção, passados poucos minutos chove, torrencialmente, molhando a nossa bagagem. O Sol, que tinha  ficado encoberto  pela nuvem, para nos compensar, com o seu calor abrasador, rápidamente enxuga toda a bagagem. Dissemos adeus ao navio e embarcamos num combóio, com máquina, a vapor, que nos transportou até Catur, fim da linha. Durante a viagem os nossos uniformes ficaram marcados  pelas fagulhas que saiam da chaminé da já referida máquina. Nas subidas, devido a lotação esgotada, a locomotiva andava devagar(passo de caracol) . Cerca da meia noite chegou à estação da cidades de Nampula. Estavam muitos militares que nos deram as boas vindas. No dia seguinte chegamos a Catur,  deixamos o combóio e seguimos, para Vila Cabrral, em viaturas automóveis que faziam o transporte de pessoas e mercadorias entre as duas localidades.
Para trás ficaram recardações das localidades por onde tinhamos passado. Permaneciam nos nossos corações as saudades dos familiares, que muito longe tinhamos deixado, não sabendo se algum dia os voltariamos a ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CANCIONEIRO DO NIASSA

IMAGENS DO NOSSO CONVÍVIO, EM 08/10/2011.

IMAGENS DO CONVÍVIO REALIZADO DIA 9 DE OUTUBRO DE 2010

free counters